Nascido em 18 de março de 1984, Fernando Nascimento é casado com Vanessa Moscoso e Pai de sete filhos (decisão tomada durante o noivado, sob a orientação do Reverendíssimo Padre Rubens Yukawa, do Opus Dei, que lhes preparou para o casamento através do livro “Amor que dá a vida”, de Kimberly Hahn).
Fernando Nascimento é o idealizador e Diretor do Centro de Estudos Sobre a Rocha de Pedro e representante de ChristLife Ministries no Brasil. Foi membro da Equipe de Alpha International, tendo por função estabelecer relacionamentos estratégicos na Igreja Católica do Brasil que permitissem a expansão do anúncio do Evangelho através do uso de uma ferramenta querigmática e pré-catecumenal – O Curso Alpha.
Era ano de 2006. Fernando Nascimento, acabava de retornar de Roma, depois de uma experiência de quase nove anos como membro da Congregação dos Legionários de Cristo, e foi convidado a tomar parte na equipe do escritório nacional de um importante movimento eclesial. Dentre os diversos afazeres, cabia-lhe responder um “chat aberto”, que existia na página oficial do movimento, e que constantemente era frequentado por dissidentes de todos os lados (progressistas, ultra-tradicionalistas e não católicos); com o passar do tempo, as perguntas tornaram-se repetitivas. Fernando passou a guardar as respostas e simplesmente oferecê-las de acordo com o tema que era “trazido à tona”.
O conjunto de respostas rapidamente se tornou um acervo de artigos. Fernando criou, então, um blog para publicação dos mesmos. “Desci à capela da nossa Sede – conta Fernando– e comecei a rezar diante do Santíssimo Sacramento. Ali, na augusta presença de Jesus Eucarístico, veio-me o seguinte pensamento”:
“Entre progressismos e tradicionalismos, devemos fixar nosso olhar no cajado de Pedro, a quem Jesus disse ‘serás chamado Cefas’; devemos fixar nosso olhar no cajado daquele que foi constituído Pastor de cordeiros e ovelhas, com o ministério de confirmar a seus irmãos na fé; aquele a quem foi dada a autoridade de “ligar e desligar”, sendo Ele, por causa disso, o ‘Vicarius’ daquele que é Pastor da Igreja estendida em toda a Terra: Jesus Cristo. A Igreja está constituída sobre os Apóstolos. A autoridade de Pedro é bem alicerçada nos escritos neotestamentários e é fato incontestável na Igreja Primitiva. Para as primeiras comunidades cristãs, a autoridade do ‘Epíscopo’ de Roma é o fator visível da unidade da fé da Igreja Universal. Esta é a herança do Cristianismo bimilenar.”