Contam, as Sagradas Escrituras, que logo após à fundação da Igreja em Antioquia, a Comunidade Cristã orava e jejuava. O Espírito Santo, em palavra de profecia, deu a seguinte ordem: “Separei para mim Barnabé e Saulo, para a obra à qual os destinei” (At 13, 2). É sob este mesmo prisma que olho para a relação dos Padres Eduardo Dougherty, sj e Jonas Abib, SDB (ainda salesiano, na ocasião) em face dos primeiros anos da Renovação Carismática na Igreja Católica do Brasil.
Logo que Padre Eduardo retornou aos Estados Unidos para concluir os estudos teológicos, foi imediatamente enviado ao Canadá. Ora, já havia, em Toronto, em meados de 1969, reuniões de oração carismáticas, pois logo no primeiro Congresso de 1967, meses depois do fim-de-semana de Duquesne – Congresso organizado na Universidade de Notre Dame – já houvera a participação de uma Canadense, que iniciou a Renovação em Toronto. Quando o seminarista Eduardo Dougherty estava concluindo os estudos, foi convidado, com um grupo de irmãos de sua congregação, para participar de uma Experiência de Oração em East Lansing, Michigan, nos Estados Unidos, pregada por Ralph Martin, Steve Clark e Padre George Kosicki, CSB; recebeu, naquele fim de semana, o Batismo no Espírito Santo (março de 1969). Nas férias de 1969, Eduardo visitou o Brasil; relatou sua experiência a Padre Haroldo Rahm, sj e lhe presenteou com duas obras: “A Cruz e o Punhal”, de David Wilkerson, e “Aglow with the Spirit” (“Abrasado pelo Espírito”, em minha livre tradução), de Robert Frost. É o suficiente para que Padre Haroldo iniciasse uma jornada espiritual pessoal que, logo, transbordaria numa primeira experiência de oração (agosto de 1969) com jovens do recentemente fundado TLC, na “Vila Brandina”, em Campinas/SP.
Aqui começa a história de Padre Jonas. Agosto de 69 é a primeira de muitas experiências pregadas por Padre Haroldo. Convidado por seu amigo, Padre Irineu Danelon, SDB, para pregar aos sacerdotes salesianos reunidos em Lorena/SP, Padre Haroldo diz a um grupo de sacerdotes, reunidos na sacristia: “Se vocês quiserem, eu poço impor-lhes as mãos pedindo sobre vocês o Batismo no Espírito Santo”. O jovem sacerdote Jonas Abib, fundador do Movimento Jovem Construindo, pediu a oração. Durante a noite, começou a orar como nunca havia orado antes; leu a Bíblia como se fosse a primeira vez e, no outro dia, relata como tudo ao seu redor ganhara “novas cores” … Tudo havia mudado.
Em 1970, Eduardo é ordenado sacerdote nos Estados Unidos e, a pedido de seus superiores, permanece no País com a incumbência de pregar os Exercícios Espirituais Inacianos para toda a província do Sul dos Estados Unidos. Neste período, Padre Eduardo participa de todos os congressos nacionais e internacionais organizados por Kevin Ranaghan, fundador da Comunidade People of Praise, sempre em colaboração com a Comunidade Word of God, sob os cuidados de Ralph Martin e Steve Clark. De fato, é do trabalho destas duas comunidades em aliança que surgem o International Charismatic Office (Escritório Carismático Internacional), no porão da casa de Ralph Martin, a revista New Covenant (principal veículo de divulgação da Renovação na Igreja Católica) e os Congressos. Padre Eduardo estabelece relações de amizade com esta nascente renovação; conhece uma renovação profundamente ecumênica; vê o ministério de homens como Francis McNutt e Robert DeGrandis, cuja pregação era acompanhada de demonstrações do poder de Deus (os carismas). A oração em línguas, as palavras de profecia, de conhecimento e de sabedoria; o fluir da cura e das libertações… Tudo isto é vivido profundamente por Padre Eduardo que, a cada visita ao Brasil, relata o que vê e encoraja os irmãos, sobretudo em Campinas, a permanecerem fiéis.
No final de 1972, Padre Eduardo Dougherty, sj volta ao Brasil. Encontra, por aqui, pregadores de experiências de oração ao redor dos quais havia sempre um grupo crescente de pessoas. De modo especial, havia um Grupo em Campinas, ao redor de Padre Haroldo; um em Lorena/SP, ao redor de Padre Jonas Abib; um em Pouso Alegre/MG, ao redor de Mons. Mauro Tomazini; um no Rio de Janeiro, ao redor de Dom Cipriano Chagas, OSB; e um em Anápolis, ao redor de Frei João Batista Voegel, OFM. Padre Eduardo, então, organiza um Escritório na Vila Brandina e prepara um Encontro destas lideranças no Rio de Janeiro, em 1973, sob os cuidados de Dom Cipriano; insistia – Padre Eduardo – com os irmãos sobre a necessidade de uma prática dos carismas para além de uma experiência contemplativa e reflexiva. Desta reunião surge a proposta do Primeiro Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica em Itaici, bairro de Indaiatuba/SP, e Padre Eduardo propõe trazer seu amigo, o Padre Robert DeGrandis, ssj. Este Congresso marca para sempre a vida da Renovação. Surge, também, uma discussão entre Padre Eduardo, representando a maioria dos líderes, com Padre Haroldo, representando um grupo menor de irmãos que não aceitavam a prática do falar em línguas e dos carismas. “É impossível uma Renovação ‘não carismática’”, instava o Padre Eduardo.
Organizou-se uma semana de formação no Rio de Janeiro com Padre Robert DeGrandis, ssj onde as principais lideranças da Renovação foram ensinadas a “ceder” aos dons espirituais e a ministra-los. De modo muito particular, Padre Jonas Abib é despertado como grande pregador, cujo anúncio era acompanhado de grandes demonstrações do poder de Deus (sobretudo a cura). Padre Eduardo ganha, neste período, um “passe livre” da principal empresa de Aviação Brasileira da época – a VARIG – e começa a levar a Renovação para as principais capitais do Brasil.
Em 1975, Padre Eduardo vai a Roma para o Congresso Internacional da Renovação onde, pela primeira vez, o Papa Paulo VI se pronuncia a respeito da nascente renovação com estas palavras: “Vocês são uma chance… uma oportunidade para a Igreja”.
Esgotados de tantas viagens, Padre Eduardo, Jonas e Cipriano, num tempo de descanso, no Estado do Espírito Santo, oram e se comprometem a entrar – unidos – nos meios de Comunicação. Padre Jonas e a nascente Comunidade Canção Nova abraçam o Rádio. Dom Cipriano e a Comunidade Emanuel fundam a Editora Louva a Deus para trabalharem com a impressa. Padre Eduardo Dougherty, sj e a RCC de Campinas iniciam a Associação do Senhor Jesus para começar um Produtora que pudesse levar ao ar programas de televisão.
Bob Cavner, fundador da Comunidade God’s Delight, em Dallas, no Texas, inicia um projeto do qual Padre Eduardo se torna co-fundador: A Lumen 2000, origem das principais estações católicas de televisão no mundo todo! Padre Eduardo e Padre Jonas viajam juntos para a Europa e para os Estados Unidos, envolvidos na Lumen, e, através da Associação do Senhor Jesus, nasce o primeiro programa de televisão: Anunciamos Jesus, em 1983 (programa existente até hoje na grade da Rede Século 21).
Grandes concentrações de oração são organizadas nos Estádios do Pacaembu e do Morumbi, profundamente marcadas pela pregação do Evangelho com demonstrações do poder de Deus e a Renovação Carismática se consolida.
A Comunidade Canção Nova, profundamente marcada pelo uso dos meios de comunicação, semente plantada no coração de Padre Jonas através do ministério do Padre Eduardo, inicia um Canal de Televisão. Padre Eduardo colabora na fundação da Rede Vida, onde passam a ser exibidos diversos programas da Associação do Senhor Jesus.
A Renovação Carismática chega, na década de 90, ao seu apogeu de crescimento; grandes concentrações passam a ser vistas em todo o país. Programas de Rádio e Televisão, produções musicais, livros, revistas e, sobretudo, Bíblias… Muitas Bíblias passam a encher os lares brasileiros.
Padre Eduardo, defensor dos carismas e pioneiro na necessidade do uso dos meios de comunicação para a difusão de Pentecostes, foi “Barnabé”: O Filho do Consolação. Padre Jonas, mergulhado nos carismas e direcionado para o uso dos meios de comunicação, foi o nosso “Paulo”: O Maior pregador carismático da história da Igreja Católica no Brasil e o grande incentivador das Novas Comunidades Carismáticas! O Espírito Santo os separou para um propósito e… estes homens espalharam Pentecostes por toda a nação.
Monsenhor Jonas Abib fez a sua Páscoa em 12 de dezembro de 2022, festa da Virgem de Guadalupe, a patrona da Evangelização da América. Combateu, como Paulo, o bom combate. “Barnabé” segue entre nós, firme, forte, gritando à nossa geração: “Usem os carismas! Aprendam a escutar a voz de Deus!”. Deus conservará Padre Eduardo conosco, qual “Filho da Consolação”, para salvaguardar os carismas e a identidade daquilo que ele viu em Notre Dame e Michigan e que mudou a sua vida… e que mudou as nossas vidas!
“Compartilhem com todos, na Igreja, a graça do Batismo no Espírito Santo.” (Papa Francisco).