O QUE É O CENTRO DE ESTUDOS?

“Um lugar seguro para o estudo da Fé Católica”

O Centro de Estudos Sobre a Rocha de Pedro é uma iniciativa acadêmica e evangelizadora fundada e dirigida por Fernando José Alves Nascimento (leigo, casado e pai de sete filhos). Em sua via acadêmica, a entidade é um centro de pesquisa científica que atua especificamente na Teologia, na Filosofia e nas Artes Liberais. Em sua via evangelizadora, o Centro busca servir as paróquias e pequenas comunidades com ferramentas querigmáticas e catequéticas a partir de uma dinâmica mistagógica e catecumenal – inspirada no Rito de Iniciação Cristã de Adultos promulgado por São Paulo VI em 1972 – que favorece os dons e ministérios institucionais e carismáticos para que estas, por sua vez, vivam, de modo ortodoxo e dinâmico, aquilo que é próprio da natureza íntima da Igreja: o anúncio (κέρυγμα, Μαρτυρία), a celebração (Λειτουργία) e o serviço da caridade (Διακονία).

O Centro não possui uma personalidade canônica. Trata-se, antes, de uma Microempresa – ME, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Por outro lado, em sua missão, visão, valores e escopo, a empresa se define como “de orientação católica”, com a finalidade de oferecer formação – acadêmica e livre – para edificar os indivíduos e as comunidades católicas, entregando com fidelidade aquilo que é custodiado e transmitido a nós pelo Magistério da Igreja. Sob influência de São Josemaria Escrivá, entendemos a natureza e a vocação laical do Centro, embora atuando no escopo das artes liberais, da filosofia e da teologia, e não tenciona nenhum “reconhecimento canônico e eclesial formal”. 

"Queremos estar na barca de Pedro. É Ele quem arrasta a rede das nações!"

(cf. Jo 21)

Ortodoxia Dinâmica

A IGREJA É O SACRAMENTO DA SALVAÇÃO DO MUNDO

Sob a firme convicção de que a Igreja é o Sacramento da Salvação do Mundo, queremos favorecer o anúncio (κέρυγμα, Μαρτυρία), a celebração (Λειτουργία) e o serviço da caridade (Διακονία) – enquanto natureza íntima da Igreja – fomentando uma formação ortodoxa e dinâmica da recepção e exercício dos dons e ministérios hierárquicos e carismáticos – dimensões coessenciais da Igreja – a fim de que cada comunidade católica, plantada num determinado lugar, viva o autêntico Evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para a salvação daquele que crê.

Prezamos por oferecer ferramentas de querigma, catequese e missões dentro de um caminho de discipulado inspirado no Rito de Iniciação Cristã de Adultos – promulgado pelo Papa Paulo VI em 1972 – com uma ênfase na missionariedade inerente a todo cristão, tanto para ser fermento na Comunidade Eclesial – formação ministerial e pastoral – quanto para ser edificador de uma nova cultura – Humanidades Clássicas, Filosofia e Teologia – capaz de fecundar a civilização do amor.

Por séculos o único modo de um jovem se tornar um discípulo e missionário na Igreja Católica era tornando-se um religioso ou religiosa na vida consagrada. O Itinerário oferecido pelo Kyrios deseja nutrir o necessário reconhecimento de que todo batizado é um Rei, um Sacerdote e um Profeta chamado pelo Senhor ao anúncio do Evangelho desde o seu estado de vida.

Nossa Visão

Criar uma rede de comunhão e cooperação entre comunidades católicas que comungam de uma mesma missão, visão e valores.

Nossa Missão

Oferecer ferramentas de querigma, catequese e missões dentro de um caminho de discipulado inspirado no Rito de Iniciação Cristã de Adultos

NOSSOS VALORES

Acreditamos em Comunidades Eclesiais Renovadas como uma estratégia para a renovação da Igreja

Comprometidos com a experiência do Espírito:

Estar cheio do Espírito Santo é uma condição sem a qual não se pode viver o cristianismo de modo pleno;

Comprometidos com o Catecumenato:

Pré-catecumento, catecumenato, purificação & iluminação e mistagogia, sob as diretrizes do Rito de Iniciação Cristã de Adultos como fio condutor da formação oferecida pelo Centro de Estudos;

Comprometidos com o Querigma:

Os fatos constitutivos da Páscoa da Nova Aliança – Encarnação, Vida, Paixão, Morte, Ressurreição, Ascenção e Pentecostes – e a manifestação última de novos céus e nova terra – a ressurreição da carne e a segunda vinda de Cristo – devem ser anunciados sob o Poder do Espírito Santo, de modo a não somente “enunciar ou relatar os acontecimentos”, mas presentificá-los.

Comprometidos com o Discipulado:

Oferecer ferramentas para a realização de pequenos grupos e de pastoreio.

Ortodoxia Católica Inegociável

Atrelada ao Dinamismo do Espírito Santo;

plugins premium WordPress

O Primado de Pedro

Inscreva-se na lista de interessados no curso.